terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Perto do fim do desmatamento

Para melhorar o otimismo dos que se preocupam com o futuro da Floresta Amazônica e, conseqüentemente, com as futuras gerações, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc admiti que, pela primeira vez, o desmatamento na Amazônia "está sob controle".



Minc ainda afirmou que está programando um concurso para este ano: a contratação de mais de mil funcionários para os quadros do Ibama e do Instituto Chico Mendes (ICMBio), com o objetivo de "manter a pressão sobre os infratores" ambientais.



Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 247,6 km² foram desmatados em outubro e novembro do ano passado - 72% a menos que no mesmo período de 2008. Ainda assim, o dado do ano passado equivale a mais de 150 vezes a área do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.



O Ministro, por sua vez, considera que a queda no desmatamento é devido às operações de fiscalização realizadas pelo Ibama, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança e às atividades da Operação Arco Verde, que visa oferecer alternativas econômicas à exploração ilegal da floresta.



E, o mais inacreditável é que o Brasil pode superar a meta assumida internacionalmente de diminuir o desmatamento em 80% até 2020 na comparação com o período entre 1996 e 2005. Se depender das nossas expectativas, vamos chegar a 2020 quebrando quase que 100% do desmatamento. Ufff!





                                           Não deixe que seu pratrimômio fique assim!






0 comentários: