terça-feira, 30 de março de 2010

Hora do Planeta será suficiente para apressar as autoridades à tomar alguma atitude em favor do meio ambiente?

O movimento Hora do Planeta, noticiado nos principais veículos de comunicação, tema de várias conversas de bar e de aulas das escolas, é uma iniciativa importante e com um resultado impressionante. Caso se sustente todo ano, tem possibilidades reais de entrar para a história. 


Mesmo sabendo que este movimento tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para que tomem uma atitude urgente em favor do meio ambiente e de nossas futuras gerações, fica a dúvida: será que simplesmente apagar a luz irá salvar o planeta? Será que nos 60 minutos do protesto as pessoas estão, de verdade, conscientes do que realmente está acontecendo com o meio ambiente?


Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, dois milhões de pessoas desligaram suas luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram suas luzes.

Contudo, será que apagar uma luz faz tanta diferença? E depois disso? 



A campanha também poderia chamar a atenção das pessoas para o incentivo à energias alternativas, instalação de sistemas que reaproveitem energia solar.

Não sei se as atitudes de certas autoridades vêm acontecendo por causa das reuniões realizadas em Copenhague (dezembro de 2009) ou em outros lugares já ocorridos antes, mas uma coisa parece certa, as autoridades parecem estar seguindo apenas uma tendência: falar do meio-ambiente para criar uma imagem positiva e simpática.

Acredito que o protesto é oportuno e joga as luzes da mídia sobre o tema, o que é de extrema importância para que informações sobre o planeta cheguem a cada vez mais pessoas.

Participar por participar é ótimo, mas não basta.

É necessário que as pessoas realmente mudem suas atitudes no dia-a-dia e multipliquem suas ações entre os seus. Apenas unidos e conscientes poderemos mudar os rumos do planeta.
Pessoas conscientes transformam e tem capacidade de cobrar quem pode realmente resolver. Pessoas alienadas não contribuem para a melhora, pelo contrário.

Participe, crie consciência, divulgue, transforme!


Veja aqui a matéria completa do movimento Hora do Planeta!


Por Karlla Gelabert

0 comentários: