quarta-feira, 7 de julho de 2010

Qual a sua opinião sobre o Água Boa?

O Programa Cultivando Água Boa é um marco na história da gestão ambiental da Itaipu Binacional, que ampliou o conceito anterior de atendimento aos 16 municípios lindeiros ao reservatório da usina para formar parcerias e trabalhar com os 29 municípios que compõem a Bacia Hidrográfica do Paraná III. 



Baseado no forte compromisso da ética do cuidado com o futuro sustentável do planeta, o Cultivando Água Boa foi criado em 2003 pela Itaipu Binacional e tem 18 programas, 70 projetos e 108 ações de responsabilidade socioambiental na verdadeira unidade de planejamento da natureza, que é a bacia hidrográfica. Além de garantir a qualidade da água que forma o Lago de Itaipu e gera energia elétrica de qualidade para o Brasil e para o Paraguai, o Cultivando Água Boa é fonte de responsabilidade ambiental em toda a região da Bacia do Paraná III.

As ações do Cultivando Água Boa envolvem parcerias institucionais, não governamentais, com setores dos movimentos sociais, como agricultores, pescadores, catadores, suinocultores, assentados, indígenas e instituições de ensino e pesquisa. O caráter plural e diversificado do Cultivando Água Boa garante a gestão compartilhada dos cuidados com o meio ambiente e com o ser humano e aponta para um caminho de esperança na construção coletiva de um lugar ambientalmente correto para se viver”

Programas:

  • Gestão por bacias
Tem como objetivo aumentar a vida útil do Lago para a produção de energia elétrica da Itaipu, através da preservação e recuperação do meio ambiente da região, em especial da água, do solo e das florestas, de forma integrada com os municípios, proprietários rurais e demais atores sociais.

  • Sustentabilidade Regional
Desenvolve projetos de caráter sócio-econômicos para a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda e das minorias dos municípios da Bacia do Paraná III, atendendo catadores de lixo, assentados, índios Avá Guarani e pequenos agricultores com apoio a atividades ambientalmente corretas e economicamente auto-sustentáveis, tais como: coleta solidária, apicultura, jovem jardineiro, infra-estrutura para obras sociais, plantas medicinais, agricultura familiar e estímulo à produção de alimentos orgânicos.
  • Biodiversidade nosso Patrimônio
Visa a preservação e recomposição da biodiversidade (fauna e flora) regional. Consiste em medidas de manejo das áreas protegidas de ITAIPU (reservas e refúgios biológicos e faixa de proteção do reservatório da usina); produção e plantio de mudas; atendimento de animais no Hospital Veterinário; estudos e pesquisas da diversidade ictiofaunística e formação de bancos de germoplasma; criação de animais silvestres, inclusive espécies ameaçadas de extinção; implantação do “Corredor da Biodiversidade” que vai ligar as áreas protegidas de ITAIPU com o Parque Nacional do Iguaçu, estabelecendo uma inter-conexão também com o Parque Nacional de Ilha Grande.
  • Saneamento da Região

Trata da aplicação de medidas que melhorem as condições sanitárias das comunidades da Bacia Hidrográfica do Paraná III, através do saneamento rural, coleta de lixo, implantação de sistemas de tratamento adequado de resíduos sólidos e líqüidos que são jogados no meio ambiente.

Além de:
Monitoramento e Avaliação Ambiental
Educação Ambiental
Produção de Peixes em Nossas Águas
Gestão Estratégica da DC
Prospecção de Recursos
Gestão da Informação e Processos da DC
Infra-estrutura eficiente
Nossa esperança em resultados positivos deve ser cultivada e divulgada!

Fonte: Itaipu.gov

0 comentários: