Desmatamento vem acelerando cada vez mais
Esse vídeo produzido pelo Greenpeace da Suíça faz uma simulação exata sobre o que vem acontecendo na nossa Amazônia. Pois, além da visão equivocada de que as florestas são apenas fontes de carbono, o vídeo alerta também como a floresta está sendo destruída em questão de segundos.
Para quem ainda não sabe, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta e, por isso, desempenha um equilíbrio fundamental na manutenção do clima da Terra e na sua biodiversidade.
Se todos ficarem pensando que desmatar um pequeno hectare não fará diferença, diante desse enorme ecossistema, então, estaremos perdidos, já que de grão em grão a floresta passará a se chamar de “antiga Amazônia”.
As florestas da Indonésia também estão entre as mais antigas do mundo e, enquanto 17% da Amazônia já foram perdidas, a Indonésia, em um período de tempo menor, já destruiu dois terços de sua área original.
Assim como a Amazônia, a destruição das florestas da Indonésia é impulsionada pela demanda mundial do agronegócio. Soja e gado no Brasil e papel e palma na Indonésia.
Mas o que as pessoas talvez não saibam é que, por conta desse desmatamento, as águas passaram a evaporar mais rapidamente, as margens dos rios diminuíram ainda mais e centenas de peixes mortos se acumularam em um pequeno fio de água, no centro do leito do rio. As canoas e os barcos agora ficam facilmente presos na areia.
Sem falar do mau cheiro dos animais mortos que se espalha tornando o acesso restrito à água potável e à alimentação.
Por Karlla Gelabert
Por Karlla Gelabert
0 comentários:
Postar um comentário